top of page

Como é o primeiro atendimento em psicoterapia?

  • Foto do escritor: Carolina Simões
    Carolina Simões
  • 30 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de jan. de 2024

Psicólogo conversando com adolescente

Com certa frequência recebo pacientes para um primeiro atendimento em psicoterapia que nunca passaram por essa experiência antes e têm dúvidas e dificuldades sobre o que falar, como será a dinâmica de atendimento e as vezes se sentem travados, ou sentem que teriam que ter se preparado antes de fazer o primeiro agendamento.


Pode ser que muitas pessoas tenham um bloqueio em fazer o primeiro atendimento por não saber como será, ter medo de não ter o que dizer, ou não saber por onde começar. Dessa maneira, imagino que muita gente deixa de buscar o atendimento do qual necessita por ter medo daquilo que não é conhecido.

Em primeiro lugar, fiquem tranquilos! O primeiro atendimento é uma oportunidade para você conhecer o profissional que irá te atender, a forma dele trabalhar nas sessões e para tirar as dúvidas que você tiver sobre o funcionamento do atendimento. Ninguém tem obrigação de saber como é uma sessão de psicoterapia e o profissional também tem a função de dar orientações e tirar dúvidas sempre que for necessário.


Se para você é difícil começar a falar, ou mesmo saber identificar quais são as questões que estão te incomodando, o que você está sentindo, os assuntos que seria pertinente abordar, uma das funções do psicólogo que está realizando o atendimento é te ajudar nessa tarefa, fazendo perguntas, apontamentos e sugerindo caminhos por onde começar. A sessão de psicoterapia é um espaço em que qualquer assunto pode ser acolhido sem julgamento moral, com respeito e sigilo profissionais.


Algumas questões são abordadas com maior frequência em um primeiro atendimento, seguem alguns exemplos:

  •  O que fez você procurar o atendimento?

  • Qual é a sua história de vida? O que você acha importante contar sobre a sua trajetória para que eu te conheça melhor?

  • Como é a sua relação com outras pessoas na sua vida: família, amigos, pessoa(s) com quem você tem uma relação afetiva, colegas de trabalho s

  • Como é a sua relação com o trabalho, família, carreira, vida pessoal

  • Ou outra questão que estiver importante para você naquele momento e que estiver relacionada com a dor que te fez procurar ajuda para lidar.


Na abordagem psicanalítica, priorizamos a associação livre por parte do paciente. O que isso quer dizer? A orientação é que o paciente possa falar o mais livremente possível, de acordo com as ideias que surgem em sua cabeça no momento, dando possibilidade para que assuntos relevantes que podem estar passando despercebidos surjam e sejam tratados no espaço da sessão. Porém, falar livremente pode ser muito difícil, principalmente num espaço novo, com uma pessoa com quem se encontra pela primeira vez. Dessa maneira, o psicólogo pode fazer perguntas e orientar mais os primeiros atendimentos para que fique mais fácil conversar.


Para resumir, o mais importante para vir para o primeiro atendimento de psicoterapia é a disposição e a abertura para conversar com um profissional sobre as questões que estão lhe incomodando, trazendo dor, ansiedade ou angústia. Lembrando que o profissional vai te oferecer um ambiente seguro, com privacidade, respeito e sem julgamentos para acolher você e te ajudar com a sua dificuldade.


Comentarios


bottom of page