top of page

Qual o papel do psicólogo no primeiro atendimento?

  • Foto do escritor: Carolina Simões
    Carolina Simões
  • 31 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de fev. de 2024

Psicóloga ouvindo paciente mulher

No último post falamos sobre a parte do paciente no primeiro atendimento: os assuntos que podem ser trazidos, como conseguir falar com o profissional. Agora vamos ao outro lado da conversa: qual é o papel do psicólogo no primeiro atendimento de psicoterapia?

Em primeiro lugar, o profissional vai te ouvir. Pode parecer muito simples, você pode estar pensando: quando eu converso com um amigo, namorado, familiar, ele também me ouve. Por que ser ouvido por um psicólogo?

A escuta do psicólogo é diferente daquela feita pelas pessoas em nossa vida social. Em primeiro lugar, o psicólogo é uma pessoa que está de fora da situação e pode fazer uma escuta um pouco mais imparcial. Tem uma perspectiva diferente e nova, e isso pode fazer muita diferença.

Além disso, o objetivo do psicólogo ao te escutar é conhecer mais sobre você, tentar começar a ver padrões de relacionamento e formas de funcionamento que se repetem em diversas situações. Ao invés de aconselhar sobre que decisões tomar, ou o que fazer nesta ou naquela situação, o psicólogo vai te ajudar a entender melhor como você se sentiu, o motivo de reagir de determinada maneira em determinadas situações e as razões por trás de certas escolhas que você fez.

Ele também vai observar a maneira como você se relaciona com as pessoas, inclusive com ele, podendo usar essa informação para entender melhor sobre seu funcionamento psíquico e te ajudar a encontrar caminhos menos sofridos para lidar com as suas dificuldades.

Outra diferença importante na escuta do psicólogo, é que ele não faz julgamentos morais sobre suas atitudes ou escolhas. Procura, ao invés disso, entender as motivações e sentimentos por trás das atitudes, dando sentido a elas e ajudando a encontrar formas melhores de entender e lidar com aquelas situações quando necessário.

O objetivo do psicólogo é fazer acolhimento e compreensão do que é trazido pelo paciente na sessão para possibilitar caminhos de mudanças para ele. O primeiro atendimento é apenas o primeiro passo nessa jornada, cuja duração pode variar de uma pessoa para outra, já que cada pessoa é única.

Comments


bottom of page